top of page
workaholic-hand-typing-keyboard-dark-late-night-with-computer (1).jpg

Blog

Fique por dentro das notícias

Deficiência de cromo: O que é?


O cromo é um mineral capaz de ajudar no aproveitamento do carboidrato ingerido pelo corpo como fonte de energia e não no seu armazenamento como gordura, principalmente na região do abdômen. Além disso, o mineral atua na síntese dos ácidos graxos e colesterol, que são vitais para o funcionamento do organismo.


Por que o cromo é tão importante e onde encontrar?


O cromo é fundamental na nossa dieta alimentar diária, sendo considerado um dos principais minerais necessários ao equilíbrio do nosso organismo. Ele está presente no levedo de cerveja, carnes, queijos, cereais integrais, cogumelos e nozes.


A função mais importante do cromo é trabalhar auxiliando a insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas. A insulina é responsável pela distribuição do açúcar (glicose) que vem dos alimentos para o corpo todo e é secretada sempre que se come. A glicose é a maior fonte de energia do organismo. As células do corpo necessitam deste combustível para exercer suas funções essenciais, tais como o metabolismo e a construção dos músculos.


A deficiência de cromo na dieta poderá levar a uma perda na sensibilidade da ação da insulina. Com isso a pessoa ingere doses adequadas de carboidratos, mas o organismo não entende que há glicose suficiente circulando pelo sangue e faz com que o corpo queira cada vez mais comer doces e pães. Consequentemente este excesso leva ao aumento de peso e acúmulo de gordura no abdômen. Um exame de sangue simples é capaz de detectar os níveis de cromo no sangue.


O cromo é eliminado pelo suor, por isso as pessoas que malham e têm sudorese excessiva podem apresentar a sua falta. Existem interações com o zinco e o ferro, pois parece existir um mecanismo comum de transporte. A maior parte das vitaminas e minerais deve ser reposta diariamente na alimentação. No entanto, uma vez que é tão difícil para o organismo absorver de forma eficaz o cromo, a maioria das pessoas precisaria de suplementação diária deste mineral.


Fonte: Tá Saudável


Priorize a sua saúde e invista no seu bem-estar. Continue acompanhando nosso blog ou entre em contato para mais informações.



bottom of page