top of page
workaholic-hand-typing-keyboard-dark-late-night-with-computer (1).jpg

Blog

Fique por dentro das notícias

Como é feito o tratamento para cada tipo de Hepatite?


O tratamento para hepatite varia de acordo com a sua causa, ou seja, se é causada por vírus, doença autoimune ou uso frequente de medicamentos. No entanto, normalmente é recomendado o repouso, hidratação, boa alimentação e suspensão do consumo de bebidas alcoólicas por pelo menos 6 meses para evitar mais danos ao fígado e acelerar o processo de recuperação.


Além disso, pode ser recomendada a suspensão de medicamentos que a pessoa esteja fazendo uso, mesmo que não seja essa a causa da hepatite, pois durante a doença o fígado não é capaz de metabolizar corretamente os medicamentos, havendo maior produção de toxinas e prejudicando ainda mais o organismo. Nos casos mais graves, pode ser necessário que a pessoa permaneça no hospital para que seja acompanhada, sendo liberada quando a doença está mais controlada, porém deve-se continuar o tratamento em casa.


Hepatite A


A hepatite A normalmente é solucionada após algumas semanas, sendo recomendado pelo médico repouso, alimentação pobre em gordura e carboidratos e ingestão de bastante líquidos. Além disso, é recomendado evitar o consumo de álcool e de medicamentos que podem prejudicar o funcionamento do fígado.


Um dos sintomas da hepatite A é a falta de apetite que piora no final do dia, portanto, deve-se apostar numa boa ingestão de líquidos e de alimentos sólidos durante o dia. A alimentação intravenosa é necessária no estágio agudo quando o paciente tem vômitos persistentes e não consegue manter a ingestão oral. O isolamento do paciente com hepatite A em um único quarto e banheiro só é necessária em casos de incontinência fecal que é rara.


Hepatite B


No caso da hepatite B aguda, o tratamento indicado pelo médico é o repouso, alimentação equilibrada, suspensão do consumo de álcool por pelo menos 6 meses e uso de remédios para aliviar os sintomas, como vômitos e febre, por exemplo, caso estejam presentes. Já no caso da hepatite B crônica, o tratamento indicado pelo médico é com o uso de remédios que devem ser usados conforme a orientação.


O isolamento do paciente com hepatite B em um único quarto e banheiro só é necessário em casos de sangramento volumoso e descontrolado que é raro.


Uma das formas de evitar a infecção pelo vírus da hepatite B é por meio da vacinação, cuja primeira dose deve ser feita nas primeiras 12 horas de vida.


Hepatite C


O tratamento para a hepatite C deve ser feito de acordo com a orientação do hepatologista ou infectologista, sendo normalmente recomendado o uso de medicamento injetável associado à medicação oral, porém esses medicamentos possuem vários efeitos colaterais, sendo importante comunicar ao médico o surgimento que qualquer efeito relacionado ao uso do medicamento.


Apesar dos efeitos adversos relacionados aos remédios usados no tratamento, a cura acontece em 50 a 80% dos casos quando o tratamento é feito corretamente. Além disso, é importante ter uma dieta adequada para evitar danos maiores ao fígado.


Hepatite D


Não existe tratamento específico para a hepatite D viral aguda. A hepatite D crônica pode ser tratada com medicamento, geralmente usada por um ano. Se houver o desenvolvimento de hepatite fulminante, o transplante de fígado.


Hepatite E


A hepatite E não tem um tratamento específico. O mais importante é evitar a automedicação para alívio dos sintomas, vez que, o uso de medicamentos desnecessários ou que são tóxicos ao fígado podem piorar o quadro.


Fonte: Tua Saúde.

bottom of page