top of page
workaholic-hand-typing-keyboard-dark-late-night-with-computer (1).jpg

Blog

Fique por dentro das notícias

Colesterol alto? Os cinco melhores alimentos para comer ao pequeno-almoço


Se procura reduzir os níveis de colesterol perigosamente elevado, fique a par dos alimentos que serão seus aliados.


Boas notícias para o nosso coração. A dieta é essencial para manter os níveis de colesterol estáveis e a evitar situações clínicas bastante perigosas para a saúde, como um enfarte. E se, por um lado, bacon, salsichas e bolos carregados de açúcar são de evitar, por outro existem vários que, logo na primeira refeição do dia, demonstram ser uma espécie de melhor amigo nesta 'luta'.


Conheça abaixo quais são, segundo o nutricionista Richard Allison:


1- Flocos de aveia


"São ricos em fibra solúvel, o que pode ajudar a baixar os níveis de colesterol", disse ao jornal Daily Express. Junte fruta fresca, frutos secos ou canela para acrescentar sabor ao prato.


2- Ovos


Sim, pode comer ovos à vontade. "Basta limitar a sua ingestão a um ou dois [ovos] por dia e considerar a utilização de claras de ovo ao invés de ovos inteiros", explica Richard Alisson.


3- Iogurte grego


"É rico em proteínas e tem um menor teor de gordura face ao iogurte 'normal'." Para adoçá-lo, adicione fruta fresca e mel.


4- Pão integral


"Rico em fibra, ajuda a manter a saciedade", resume. Adicione abacate, manteiga de amendoim ou queijo creme com baixo teor de gordura.


5- Batidos


O especialista considera que 'smoothies' são "uma ótima forma de obter inúmeros nutrientes numa só refeição". "Use leite ou iogurte sem gordura e adicione fruta fresca ou congelada, espinafres e sementes de chia para adicionar fibras e proteínas."


Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade) e o LDL (lipoproteína de baixa densidade). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL é conhecido como 'mau colesterol' e transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.


Colesterol total - < 190 mg/dl;

Colesterol LDL - <115mg/dl;

Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher


Fonte: Notícias ao Minuto

bottom of page